domingo, novembro 20, 2005

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Mãos na batalha
Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra".Link com mais informações.

Relembrando o passado para não errar no futuro.


Dentre os imperativos éticos de nosso tempo, somos desafiados a trabalhar obstinadamente no mundo inteiro para varrer todos os vestígos de racismo. Já em 1906 W.E.B.Du Bois profetizava que "o problema do século XX será o problema da divisão de cor". Hoje sabemos que o racismo é o cão infernal no encalço de nossa civilização. O racismo não é um problema somente na América do Norte, seu dominio não conhece barreiras geográficas. De fato, o racismo e seu eterno aliado - a exploração econômica - fornecem a chave para o entedimento da maioria dos entreveros internacionais desta geração.

20 de novembro, devemos relembrar
Foto da filmagem do vídeo clip da música da música "Valor Negro"

O 20 de novembro trata da data do assassinato de Zumbi, em 1665, o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil. Em várias sociedades escravistas nas Américas existiram fugas de escravos e formação de comunidades como os quilombos.

A música "Valor Negro" foi produzida a partir das diversas atividades que o E.C.B.F desenvolve. A música mostra qual era o real valor que o negro tinha na época da escravidão. E hoje o negro tem valor? Este questionamento foi levantado no programa Domingão do Faustão juntamente com a cantora Alcione em uma apresentação que uniu emoção, indignação pela situação de muitos negros no Brasil, à vontade de gritar de se libertar de quebrar as correntes assim com Zumbi em Palmares.

Poca monitor de capoeira
Poca monitor da oficina de capoeira, em apresentação com a música "Valor Negro".Foto de Tatiana Cardeal.


É importante que se conquiste o "Dia Nacional da Consciência Negra" como o dia nacional de todos os brasileiros e brasileiras que lutam por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo toda a classe trabalhadora num projeto de nação que contemple a diversidade engendrada no nosso processo histórico.

49 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Como posso conseguir o video clipe Valor Negro???

por favor, entrem em contato

Francyne Itararé/SP
francyne_17@hotmail.com

3:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como posso conseguir o video clipe Valor Negro???

por favor, entrem em contato

adrianapae@yahoo.com.br
fone:**3438471194

9:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

quero saber tambem onde consigo o clipe de Valor Negro pois tenhu um trabalho pra min fazer e e muito urgente meu email e este aki:

josenetor12@hotmail.com

9:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, sou professora de uma escola em Guarapari-Es, através do site conheci um pouco do seu trabalho e gostaria de trabalhar com a música "Valor negro", pois estamos realizando um projeto na semana da "Consciência Negra". Se possível, me mande a música.
Obrigada.

tiuchaps@hotmail.com

12:01 PM  
Blogger Unknown said...

Olá, gostaria da letra desta música : Valor negro.Obbrigado.

9:26 AM  
Blogger Unknown said...

Queria que me mandassem sugestões para mim trabalhar com meus alunos o dia da consciência negra. Ministro a disciplina de artes em uma escola de periferia de Porto Alegre, como faço. Obrigado. É urgente

12:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Trabalho em uma escola de ensino médio no interior do Ceará. Estamos preparando uma semana com atividades para culminar no dia da consciência negra. Gostaria de receber sugestões.

3:35 PM  
Blogger Prof.Wallace Pitão said...

Como faço para conseguir o clip Valor Negro? Sou professor e estou fazendo um projeto para a semana da consciencia negra.
Wallace.
wallacepitao@globo.com

5:21 PM  
Blogger Unknown said...

Olá gostaria da letra da musica valor negro
..por favor mande pro meu email é urgente
karen_kah_kah_@hotmail.com
obrigado

1:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi gostei muito dessa música gostaria do clip, pois tenho um trabalho para apresentar ...com urgencia ..se puder mandar pelo meu email fico agradecida ...

su_hacker@hotmail.com

6:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Todos vcs que quiserem algum tipo de informação por favor deixei o email que assim que possível eu responderei.

Djalma Santos

9:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá! Sou professora de literatura...como faço para conseguir a letra eou melhor o clip Valor Negro.gostaria de trabalhar com a música "Valor Negro", pois estamos trabalhando a Semana da Consciência Negra.Se possível por favor...agradeço de coração...um grande bjo a todos...Estou aguardando uma resposta breve,com urg~encia por favor me socorre tá....Grata desde já...Eulália

eulaliabene@hotmail.com

1:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sou professora e gostaria de trabalhar com a música Volor Negro em minha escola.Se possível, me mande a música. Obrigada.

6:51 AM  
Blogger Unknown said...

Olá gostaria da letra da musica valor negro
..por favor mande pro meu email: renata_costa@anhembimorumbi.edu.br

4:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi estou precisando urgentemente da letra da música VALOR NEGRO para um trabalho escolar sobre o dia da consciência negra
é urgente mesmo viu???
tô speranoooo

4:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Sou Hozimara, professora de Língua portuguesa, trabalhei bastante esse tema com a finalidade de desconstruir o conceito que temos da cultura africana no Brasil, fiz vários debates em sala com leitura de textos, músicas e apreciação de alguns filmes, parabéns pelo trabalho realizado pela Banda Beija-Flor, envie-me atividades desenvolvidas. Obrigada

12:21 PM  
Blogger Aline said...

Gostaria de ouvir a musica Valor negro, tem como vcs mandarem?

11:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu queria ver o video e a letra da musica urgente!!!
eu estou usando essa musica para um projeto que a escola está fazendo, e preciso da letra e do video ...
se puder entre em contato

pamela_gatinha_bonitinha_100@hotmail.com

4:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

como consigo a letra da musica valor negro? eu estou com dificuldade de entender algumas palavras na musica em formato mp3

12:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

como consigo a letra da musica valor negro? eu estou com dificuldade de entender algumas palavras na musica em formato mp3

É URGENTE
pamela_gatinha_bonitinha_100@hotmail.com

12:40 PM  
Anonymous leila said...

Por favor,gostaria de receber o video clipe valor negro e a letra da musica pois trabalho como educad
ora.Se possível mande para:
leila19gonzaga@hotmail.com

Obrigada!!

2:45 PM  
Anonymous vailda said...

Olá gostaria da letra da musica valor negro
..por favor mande pro meu email:
valap3m@gmail.com

8:33 PM  
Anonymous Pedro Menezes said...

Gostaria de saber como conseguir o video clip valor negro.

Sou professor do Rio de Janeiro e estou empenhado em um trabalho sobre a consciencia negra utilizando a revista como veículo de divulgação.

Pedro Menezes

p.pedromenezes@hotmail.com

1:28 PM  
Blogger Unknown said...

Olá, quero a letra da musica "valor negro", é urgente, plz

Juliaaugsten@hotmail.com

1:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria que me mandassem o cLipe da música Valor Negro.Ministro aula de Artes na cidade de Ubá-MG.como faço?Obrigada.

7:25 PM  
Anonymous maria said...

como posso conseguir o clipe da música Valor Negro?

7:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

OLá por favor como faço pra obter o vído clip "valor negro pois sou professor de artes em duas esoclars estaudias aqui na cidade de uberlandia/mg e e gostaria de trabalhar esse video com meus alnos para o dia da consciencia negra . Meu e-mail é valtermusica@yahoo.com.br por favoraguardo uma resposta. Roberto

2:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá desculpe-me pelos erros ortográficos na mensagem anterior , pois a pressa não me ajudou muito. Gostaria que me enviasse o vídeo clip "Valor negro" ou mesmo a gravação da música com a letra, pois pretendo trabalhar com essa no dia da consciência negra com meus alunos aqui na cidade de Uberlândia/ MG> Sou professor de Arte em duas escolas Estaudais e trabalho voltado para o conteúdoo Música. Como já havia passado meu e-mail é valrermusica@yahoo.com.br. Grato

2:58 PM  
Blogger Game Br said...

Sou professora Iolamárcia e quero muito trabalhar com o clip da musica Valor Negro.

Por favor, onde posso conseguir o clip?
contato pelo email iolamarcia5@hotmail.com.

6:34 PM  
Blogger nogueira said...

Sou professora das redes municipal e estadual de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais,PALMA.Gostaria de trabalhar com meus alunos a letra e a música VALOR NEGRO pois faremos um projeto voltado para o dia da Consciência Negra aqui em nosso município.Certa de sua ajuda agradeço antecipadamente.

7:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, sou professora e estou interessada no video valor negro. pode me enviar!!!

elizandra.pott@itelefonica.com.br

10:17 PM  
Blogger Marlucia said...

Marlúcia
Bom-dia!!como faço para conseguir o clipe da música valor negro, e tbm a letra??
Por favor aguardo contato
marla499@hotmail.com

10:26 AM  
Blogger Marlucia said...

Gostaria de saber como faço para adquirir o clipe e tbm a letra da música Valor Negro?
marla499@hotmail.com

10:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá,
Sou professora da Rede Estadual de Ensino de MG e gostaria muito de trabalhar a letra da música e o vídeo clipe "valor do Negro", no dia 20 de novembro de 2009. Por favor, gostaria muito que vocês me informassem como poderei adiquiri-los..desde já agradeço a contribuição.Obrigada

10:47 AM  
Blogger Gisa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:50 AM  
Blogger Gisa said...

Olá,
Ps: no e-mail anterior esqueci de colocar o contato.
sou professora da rede Estadual de ensino de MG, em uma escola na periferia do município de Betim. Através do site conheci um pouco do seu trabalho e simplismente adorei, de modo que gostaria muito de poder trabalhar com a música e o vídeo clipe "Valor negro", pois estamos realizando na semana da
Consciência Negra, um projeto de valorização do negro na sociedade como um todo, a começar pelo ambiente escolar. Desde já agradeço a contribuição. Obrigada.
Caso seja possível favor entrar em contato no email: gislainepimenta@ig.com.br

10:54 AM  
Anonymous zoraia said...

BOA TARDE!
SOU MAIS UMA QUE QUER USAR O VIDEO CLIPE COM A MUSICA VALOR NEGRO. É POSSÍVEL?
PARABÉNS PELO TRABALHO.
ABÇ, ZORAIA
zoraiaglima@hotmail.com
AGUARDO RETORNO.

3:27 PM  
Anonymous Luzia said...

Olá, gostaria de saber onde encontro a musica VALOR NEGRO, pois de todas as que encontrei esta é a mais perfeita, me apaixonei por ela, ouvi na media play, mas não consegui gravar, e quero poder trabalhar ela no projeto da Conciência Negra aqui na minha cidade com meus alunos.
Profª Luzia
luzzia_layola@hotmail.com

6:45 PM  
Anonymous nelmasilene@hotmail.com said...

Preciso muuuuuito do vídeo clipe Valor Negro.Me mande por favor...

11:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

como posso conseguir o video clip Valor Negro? preciso urgente.

Marly /ES

marlycarvalhodasilva@gmamil.com

1:37 PM  
Blogger Unknown said...

Olá, gostaria de saber como posso encontrar o clipe Valor Negro??

9:57 PM  
Blogger Unknown said...

Olá, por favor, estou desenvolvendo um projeto em parceria com uma amiga sobre a consciência negra e achei essa música perfeita , porém preciso da letra, poderia me enviar com urgência?Grata...Silvana

10:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sou professora e gostaria de trabalhar com a música Volor Negro em minha escola.Se possível, me mande a música. Obrigada.

3:04 PM  
Blogger Unknown said...

Sou professora e gostaria de trabalhar com a música Volor Negro em minha escola.Se possível, me mande a música. Obrigada.

3:06 PM  
Blogger Unknown said...

Sou professora e gostaria de trabalhar com a música Volor Negro em minha escola.Se possível, me mande a música. Obrigada.

3:07 PM  
Blogger Unknown said...

Sou professora e gostaria de trabalhar com a música Volor Negro em minha escola.Se possível, me mande a música. Obrigada.

3:08 PM  
Blogger Unknown said...

Sou professora e gostaria de trabalhar com a música Volor Negro em minha escola.Se possível, me mande a música. Obrigada.

vaganes@yahoo.com.br

3:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

GOSTARIA DE RECEBER O CLIP VALOR NEGRO, PARA TRABALHO SOBRE CONCIÊNCIA NEGRA.

SE POSSIVEL ENVIAR PARA O EMAIL
SARASANTOS75@YAHOO.COM, OU SFMAGALHAESSANTOS@BOL.COM.BR

OBRIGADO E PARABENS PELA INICIATIVA

1:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

ola adorei a estoria pois minha escola esta fazendo um trabalho sobre isto meu trabalho ficara perfeito

10:31 AM  

Postar um comentário

<< Home


"THE RICH MUST LIVE MORE SIMPLY SO THAT THE POOR MAY SIMPLY LIVE." - Mahatma Gandhi