CAPOEIRA BEIJA-FLOR

Vicente Ferreira Pastinha nasceu em 5 de abril de 1889 em Salvador-Bahia. Mulato claro de estatura mediana, magro, de temperamento gentil e acolhedor, bem-humorado, reuniu ao seu redor um grande numero de excelentes capoeiristas, nem tanto por ser jogador excepcional mas pela força de sua personalidade, seus dotes de filosofo e poeta, seu amor e conhecimento dos fundamentos da capoeira angola.
Manoel dos Reis Machado Bimba nasceu em 23 de Novembro de 1900 no bairro do Engenho Velho, Salvador- Bahia, filho de Maria Martinha do Bonfim e Luiz Candido Machado, era o caçula de 25 filhos. O apelido ele ganhou depois que sua mae perdeu uma aposta para a parteira. Ela (sua mae) afirmava que daria a luz uma menina; a parteira, que seria homem. Dona Maria perdeu e o menino recebeu o apelido que, na Bahia , designava o orgao genital masculino. Luiz Candido Machado, seu pai, era conhecido como grande batuqueiro, uma luta do nordeste que desapareceu com o tempo.
A princípio era apenas uma pequena reunião de jovens e crianças da periferia de Diadema, que queriam batucar. Parecia um som conhecido ou um ritmo “batido”. As necessidades foram acontecendo junto com o incomodo da limitação daquele som e se juntou á vontade, a dedicação e o prazer do conhecer melhor aquilo que estava sendo feito. Hoje os ritmos variam mais, são bem mais sonoros, Caribenhos, Africanos, Brasileiros.































